10 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABE SOBRE ZUMBIS!

Os zumbis que conhecemos e que temos medo/amor podem ter se infiltrado na cultura popular através de livros como Herbert West: Re-Animator de H.P. Lovecraft, filmes como A Noite dos Mortos-Vivos (ou O Despertar dos Mortos-Vivos) e séries de TV como The Walking Dead (que retorna em 12 de fevereiro), mas o que você talvez não saiba é que suas existências não se limitam apenas às paginas e as telas. Acontece que eles estão entre nós. Eles sempre estiveram entre nós. Na verdade, eles são um de nós.



A história dos mortos-vivos esta presente em nossa cultura mais do que se poderia imaginar, e não apenas como a metáfora de uma sociedade apática ou sem sentido. Temos aqui alguns dos fatos mais interessantes que talvez você não conhecesse sobre os comedores de cérebro.

1: O ZUMBI COMO CONHECEMOS HOJE VEM DE UM ROMANCE DE 1929 SOBRE O HAITI

A ideia do caminhar arrastado dos mortos-vivos entrou na consciência horrorizada da civilização ocidental com a publicação de um romance chocante por William Seabrook chamado “A Ilha Mágica“. O livro conta detalhes do tempo que Seabrook ficou no Haiti estudando as tradições Voodoo da cultura nativa. Isto incluiu a ressurreição de um morto, um termo que ele cunhou como um “zumbi.” O livro inspirou ‘White Zombie’ um filme de terror clássico de 1932 e marcou a primeira aparição dos mortos-vivos no cinema.

2: ZUMBIS REALMENTE EXISTEM

Como Seabrook estabeleceu em seu livro, os zumbis são muito reais. O antropólogo Wade Davisliderou uma expedição lendária para o Haiti como parte de sua tese de doutorado para descobrir a receita secreta para criar zumbis, uma expedição tão perigosa que um de seus revisores comentou: “Alguém deve dizer ao Davis que ele será morto se ele tentar fazer este trabalho”. Ele teorizou que uma substância chamada Tetrodotoxina era o principal ingrediente da poção para o processo de zumbificação e eventualmente obtido a receita total e as tomando precauções necessárias a zumbificação pode ocorrer. Suas descobertas foram publicadas em dois livros, “Passage of Darkness” e “A Serpente e o Arco-íris“, o último dos quais foi transformado em um filme de Wes Craven estrelado por Bill Pullman.


3: EXISTEM VÁRIAS DOENÇAS QUE APRESENTAM SINTOMAS SEMELHANTES A UM ZUMBI
Assim como o suposto vírus que cria as hordas de mortos-vivos famintos, o mundo real tem várias doenças que podem criar sintomas semelhantes, a não ser a fome de cérebros humanos (pelo menos por enquanto). A Doença do sono, por exemplo, ocorre quando parasitas atacam o cérebro e fazem a vítima ter a fala arrastada e a perda de concentração que, eventualmente, os impede de realizar tarefas básicas. A Necrose ataca grupos específicos de células que criam uma falha de comunicação entre as células da pele e do sistema nervoso. Eventualmente, a pele começa a murchar e apodrecer enquanto as funções mais básicas da vítima desligam, uma por uma. A Disartria afeta o centro da fala do cérebro e pode impedir as pessoas de serem capazes de controlar o volume de sua voz, ou a capacidade de enunciar por causa da perda de controle sobre os próprios músculos vocais. Então, basicamente, eles começam a gemer como se tivessem fome por cérebros.

4: O CCD AMERICANO TEM UM SITE DEDICADO À PREPARAÇÃO PARA O APOCALIPSE ZUMBI
Talvez nós nunca iremos ver o dia que um recém-falecido comece a sair do tumulo para barbarizar entre os vivos, mas o Centro de Controle de Doenças prefere prevenir a remediar. Uma seção de seu site de preparação para emergências é dedicada à preparação para um desastre zumbi e enumera várias sugestões de como se preparar para o apocalipse zumbi. Ele incentiva os moradores a manter um kit de emergência em suas casas, mapear um plano de emergência com sua família e planejar uma rota de evacuação. Era para ser um método viral para aumentar a consciência da segurança pública, mas o CCD assegura que “Se os zumbis começarem a percorrer as ruas, o CCD iria conduzir uma investigação como qualquer outro surto da doença.”

5: A AUSTRÁLIA É O PAÍS MAIS SEGURO PARA ATAQUES DE ZUMBIS

Se você tem um dinheiro guardado para fazer uma viagem, você pode querer usa-los para quando os zumbis decidirem que é hora de tomar o mundo para ir a Austrália, pois lá pode estar sua melhor chance de sobrevivência. O pessoal da LiveScience realizou uma pesquisa global das melhores “zonas de segurança” em caso de um surto de zumbis e a Austrália no topo da lista. Canadá, Estados Unidos, Rússia e Cazaquistão completam as cinco primeiras posições. Os países foram classificados de acordo com sua localização global, topografia, o acesso da população às armas, e “preparação militar.”. Se tiver uma coisa que os filmes nos ensinaram é que  os caras militares em tanques são sempre o primeiro a ir.

6: O PRIMEIRO ZUMBI QUE APARECEU NO ‘A NOITE DOS MORTOS-VIVOS’ SE TORNOU UM ATOR E DIRETOR DE FILMES DE TERROR

Bill Hinzman se tornou um dos zumbis mais famosos da história do cinema, depois que ele foi primeiro comedor de cérebros a aparecer na tela no clássico de George Romero de 1968 “A Noite dos Mortos Vivos ‘. Na época, Hinzman estava trabalhando no set do filme de filme de Romero como assistente de câmera. Ele aparece nas cenas iniciais do filme, como o zumbi que ataca Barbara e mata seu irmão Johnny no cemitério e define a horrível história a caminho. Isso o levou a outros papéis menores como zumbis em vários filmes B, e até mesmo alguns trabalhos para dirigir filmes seus próprios filmes de terror, tais como “Os Majorettes” e “FleshEater”. Ele faleceu em 5 de fevereiro de 2012 com 75 anos.

7: UM FILME DE ZUMBI QUE CUSTOU $70 PARA SER GRAVADO TEVE GRANDE RECONHECIMENTO NO FESTIVAL DE CANNES

Como Romero provou, não é preciso um orçamento milionário para produzir um filme de zumbis que façam seus telespectadores pularem da cadeira. Os criadores de ‘Colin’ um zumbi épico britânico conseguiu tal feito produzindo seu filme com apenas $70 dólares em seu orçamento. O Boca a boca o impulsionou no festival e acabou chamando uma atenção enorme atenção de cineastas no Festival de Cinema de Cannes, em 2009.

8: ‘THE WALKING DEAD’ CONTEM REFERENCIAS A ‘BREAKING BAD’

A segunda temporada de “The Walking Dead” continha uma referência oculta para outro show popular da AMC que só foi pego pelos fãs mais astutos. O episódio intitulado “Bloodletting” apresentava alguns dos sobreviventes em busca de suprimentos médicos para salvar T-Dog de morrer de uma lesão. Um dos sobreviventes revela que ele tem vários analgésicos que poderiam aliviar o sofrimento de T-Dog, levando um saco de medicamentos que contém uma azul cristalizada azul semelhante ao tipo de metanfetamina Cristal que Walter White aperfeiçoou em ‘Breaking Bad’. O criador dos quadrinhos de ‘Walking Dead’ e o produtor dá série Robert Kirkmanconfirmaram que a substância azul era tudo parte de “uma brincadeira que estávamos fazendo para os fãs AMC”.

9: UM MÉDICO QUERIA REANIMAR O CORPO DE GEORGE WASHINGTON

O primeiro presidente dos Estados Unidos poderia ter sido o primeiro “presidente zumbi” dos Estados Unidos, se um médico muito maluco tivesse feito o que gostaria. A Morte de Washington foi em 1799 de um ataque grave de pneumonia e junto veio um conjunto bizarro de últimos pedidos – o famoso presidente não queria que seu corpo fosse enterrado de imediato. Acontece queWashington tinha medo de ser enterrado vivo, a família deveria manter o cadáver no gelo por três dias, como eles realizados os arranjos finais. O médico e arquiteto William Thornton foi prestar sua homenagens ao falecido presidente e quando soube seu corpo havia sido conservado, ele perguntou a família se poderia realizar uma série de experimentos médicos para ver se poderia ressuscitá-lo através do bombeamento de seus pulmões de ar e uma infusão de uma quantidade saudável de sangue de cordeiro em seu sistema circulatório. Felizmente, a família recusou seus pedidos.

10: HÁ RUMORES QUE UM DITADOR HAITIANO FOI UMA VEZ ACUSADO DE TER O SEU PRÓPRIO EXÉRCITO DE ZUMBIS

O legado sangrento de François “Papa Doc” Duvalier, um homem que governou com intolerância, medo e violência implacável – deixou uma mancha profunda na história do povo haitiano. Duvalier, um que chegou ao poder em 1957, passou 28 anos como líder do Haiti, mantinha o seu povo no sofrimento e governava com um punho de ferro. (Ele disse ter matado de 30 mil a 60 mil haitianos por se atrever a se opor a ele.) A maioria do seu reinado prosperou através do medo e sua manipulação dos costumes Voodoo locais. Uma lenda alegou que Duvalier havia estabelecido sua própria milícia chamada de os Tonton Macoutes , trazendo-os da morte e treinando-os para serem zumbis ajudando-o a exercer a sua licitação sangrenta. Esta milícia brutal ajudou a fazer Duvalier um dos homens mais temidos na história do Haiti.








Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será visto e revisado pelos nossos moderadores. Obrigado por comentar, espero que você não tenha nos xingado, caso contrário estaremos desejando o mesmo para você!